Saturday, November 20, 2010
Lynaldo Cavalcanti. Além das Palavras
Ontem, na pós-gradução da Universidade Católica de Brasília – UCB (916 Norte) o livro “Lynaldo Cavalcanti. Além das palavras”, recém-publicado pela Paralelo 15, de autoria do professor Ivan Rocha Neto, homenageou o biografado, que ali se materializou, recebeu cumprimentos sorridente, concedeu autógrafos, agradeceu a homenagem e rememorou sua experiência em uma breve locução aos presentes.
Lynaldo está muito lúcido, embora combalido, quando vc repara bem nele ou mais de perto. As mãos já não são tão firmes e a escritura tem menos força no traço; e parece menor a mobilidade no andar. Seriam sequelas de um diabetes que o atingiu. Sua voz e timbre inconfundíveis e a crença na missão de sua vida permanecem. Educador. Gestor. Líder.
Li o livro em uma só assentada, pela madrugada. Lynaldo é uma personagem histórica brasileira, não me tinha dado conta disto até ontem. Ivan, a certa altura do livro, afirma e testemunha que figura eminente do establishment científico brasileiro teria-lhe confidenciado, durante visita à Paraíba, que fora convidado para presidir o CNPq e pensava em Lynaldo como seu Vice. Acabou por o convite oficial ser feito ao Lynaldo e, parece, gerando estremecimento entre os protagonistas. Anos depois aquele acabou ministro de C&T, mas não saberia dizer qual das figuras, histórica e políticamente, foi maior, menor ou se foram iguais. Um professor quase desconhecido fora das fronteiras que o viram nascer e amadurecer seus ideais, que revoluciona o ensino superior em um Estado do Nordeste, periférico até para padrões regionais, projetar-se com esse êxito e vir ser protagonista no âmbito federal.
Nos cinco anos de sua gestão, dos quais testemunhei quase quatro anos, vi uma longa gestão, frutífera, e correta como poucas, para os padrões da burocracia brasileira, e para mim, depois, sem outra que se lhe comparasse. O livro de Ivan Rocha Neto não esgota essa história. No entanto, é fonte autêntica para melhor conhecer o homem, orgulho para sua terra, sua família, sua gente, seus amigos e colaboradores.
Subscribe to:
Posts (Atom)